Devido à pandemia esta festa, que celebra o cinema italiano, e que foi adiada desde Abril, está finalmente a ser celebrada em várias salas de cinema inclusivamente no Teatro Aveirense que passará 3 filmes (consultar a agenda, por favor).
Pinocchio de Matteo Garrone é o filme de abertura em Lisboa com o carismático Roberto Begnini recuperando a famosa história do escritor Carlo Callodi. Garrone é um dos mais importantes cineastas do novo cinema Italiano - tal como o incontornável Nani Moretti- tendo realizado em 2018 um filme pungente, Dogman, que passou despercebido em Portugal.
O cinema italiano com o seu pendor neo-realista desde Bicycle Thieves (Ladrões de Bicicleta , Vittorio De Sica ,1948, La terra Treme (A Terra Treme) de Luchino Visconti ou Rome Open City (Roma cidade aberta) de Roberto Rossellini tem exercido um fascínio imenso em realizadores tão diversos tais como Wes Anderson que presta nesta festa a sua homenagem a Fellini numa entrevista , conduzida pelo seu amigo Francesco Zippel, intitulada Fantastic Mr Fellini (só o título diz tudo!)
E já agora que celebramos o centenário deste fabuloso cineasta porque não descobrir Amacord (1973), 8 ½, (1963) La Strada, 1954, (com a fabulosa Guilietta Masima , mulher do realizador e esse retrato dilacerante de vulnerabilidade e força feminina As Noites de Cabíria, 1957, (The Nights of Cabiria)? Atenção os três primeiros estão for free no youtube…é só querer!
A equipa do PNC
Comentários